ATPS – ETAPA 3
Passo 1
1- O
relógio está o serviço de medir o tempo, em horas.
2- O
placar de futebol está marcando o número de gols de cada time.
3- Na
placa do carro, podemos visualizar um código (números e letras) de
identificação.
4- O
calendári
o marca o tempo através de dias, meses e anos.
o marca o tempo através de dias, meses e anos.
5- É
possível identificar a linha de um ônibus pelo número.
6- Ao comparar quantidades usamos
termos lógicos, mais/menos, muito/pouco/nenhum.
7- Ao
medir o comprimento de uma pessoa ou objeto usam-se ás medidas de comprimento,
altura, tamanho.
8- No
termômetro, noções de temperatura corporal.
9- Em uma
balança, é possível quantificar o peso.
10- Ao contar os objetos podemos
quantificar e classificar.
11- Em uma competição, brincadeira
ou jogo é possível classificar, 1°, 2º e 3º lugar (ordenação/ seriação).
12- No supermercado,
visualizamos os preços das mercadorias, comprando, pagando e recebendo o
troco, realizando operações matemáticas.
13- Nos resultados de uma pesquisa.
14- Cédulas e moedas de um país,
noções de quantificações e valores.
15- Gráfico, ordenando e
ilustrando fatos, valores, quantidades e expectativas futuras.
16- Nos conceitos lógicos/
matemáticos de atributos como: cor, forma geométrica, espessura, textura.
17- Em receitas culinárias,
quantidades de ingredientes/ volume.
18- Ao ir à feira para comprar
verduras e frutas, compra-se uma dúzia de laranjas, um quilo de tapioca e etc.
19- Em cheques o preenchimento dos
valores a serem pagos.
20- Ao comprarmos numa loja e
dividirmos o valor em parcelas/ prestações.
ETAPA – 3
Passo 2
Público alvo: 11 Anos 4º ano ensino Fundamental.
LIGUE-SE NO
CALENDÁRIO
Observe o calendário e responda:
1 – Quantos meses tem o ano?
2 – Quantos semestres?
3 – Quantos trimestres?
4 – Quantos bimestres?
5 – Compare o mês de fevereiro de 2003 com o mês de
fevereiro de 2004. O que você observou?
ETAPA – 3
Passo: 3
Público alvo: 11 Anos 4º ano ensino Fundamental.
LIGUE-SE NO
CALENDÁRIO
Observe o calendário e responda:
1 – Quantos meses tem o ano? 12 Meses
2 – Quantos semestres?
2 Semestres
3 – Quantos trimestres?
4 Trimestres
4 – Quantos bimestres?
6 Bimestres
5 – Compare o mês de fevereiro de 2003 com o mês de
fevereiro de 2004. O que você observou? O mês de fevereiro de 2003 tem 28 dias
e o mês de fevereiro de 2004 tem 29 dias.
ETAPA – 3
Passo: 1
A Matemática no contexto social.
A matemática está em todo contexto social e circunstância
do dia-a-dia, mas sua percepção é de difícil entendimento por ser interpretada de
forma abstrata por esse motivo sua importância num contexto mais abrangente não
alcance o entendimento das pessoas. Para que se tenha um resultado de
aprendizagem compreensível é necessário que seja interpretada dentro de um
conceito social e contextualizada.
As várias situações que se faz presenta do
dia-a-dia, vivência, a matemática está presente. Nesse contexto, se usada nas
práticas de uso social, percebe-se a dimensão que esta, representa e é
imprescindível para a vida em sociedade. Portando, desde o ato mais simples ao
mais complexo; os cálculos esclarecem as diversas situações, seja: no dia-a-dia
da dona de casa para suprir suas necessidades quando necessita de certa
percentagem de sal para atender suas o consumo doméstico, quanto o executivo de
uma empresa para preparar suas planilhas e gráficos ao expor os resultados dos
seus lucros e metas para atingir resultados.
Entender a matemáticas em uma situação-problema, partido
do concreto para o abstrato é compreensível, porque o contexto é significativo,
o uso em suas práticas tem grande relevância no ato do apreender. É preciso
aprender a aprender, não só conceito como o procedimento, aprender fazendo,
esta é a lógica de todas as coisas.
A atividade supracitada acima foi uma proposta
desenvolvida no 4º ano do ensino fundamental. Não foi difícil por vários
motivos, mas dos uma das situações mais evidente a atividade foi das práticas
sociais na metodologia aplicada. Os alunos compreenderam porque vive essas
situações do seu cotidiano.
O objetivo inicial da proposta foi atingido e as práticas
foram contextualizadas porque houve um sentido social o entendimento teve
grande relevância para a assertiva do exercício aplicado na atividade.
ETAPA – 4
Passo: 2
A invenção e o princípio discursivo da matemática foram
tão importantes quanto à invenção do fogo, da máquina a vapor, a roda quanto,
também; as tecnologias para a sociedade nos séculos subsequentes, o sistema de
numeração nos tempos moderna que foi a base de umas das tecnologias que mais
revolucionar na história tecnológica – O computador –, é imprescindível para
todo sistema social desde utilização mais simples a mais complexas.
As civilizações mais antigas nas suas indagações,
investigações sobre as perspectivas de suprir suas necessidades, partindo do
senso comum, desde pastoril de ovelha precisava relacionar ao princípio de
contagem e foram experimentando de forma mais primitiva desde conchas, pedras,
madeiras entalhada, nós, enfim; até chegar num sistema de numeração e
apropriação deste ou daquele mais eficiente.
Uns dos princípios que originou todos os processos de
contagens foram os próprios de dedos das mãos e dos pés. Esta é até hoje uma
contagem sobre uma das perspectivas e desenvolvimento do raciocínio lógico
independe de tecnologia, eficiente porque é uma atividade mental desenvolvida
pelo princípio concreto sendo significativo para a aprendizagem. Partindo desse
pressuposto a criança experimenta nos primeiros estágios de sua vivência
escolar.
Para que toda ciência possa evoluir é preciso partir do
senso comum para adquirir embasamento e comprovação científica, assim, foram à
história sistema de numeração, os números naturais de 1 a 9, resolvia em parte
as situações que na época as civilizações indagavam, mas foi o 0, que
ressignificou as operações matemáticas e concretizou-se com o sistema de
numeração hindu arábico. Para as civilizações atuais os teóricos também, indagam,
investigam como se dar o ensino e aprendizagem da matemática significativa para
as crianças. Sobre essa perspectiva há embasamento teórico de aprender cálculo,
considerando os estágios da fase de desenvolvimento cognitivo e suas
possibilidades de aprendizagens até chegar aos 11 anos. Nesse estágio a criança
com os seus conhecimentos prévios tem capacidade de desenvolver cálculos mais
complexos.
ETAPA – 4
Passo: 3
A importância do cálculo mental para
construção do conceito de números
As escolas brasileiras pouco se interessa pelos cálculos
mentais, herança de uma educação bancária advinda do tradicionalismo; mais vale
prender a atenção dos alunos sobre cópia transcrita no quadro negro, numa
pressuposição de que aluno com atenção no professor e nas atividades transcrita
não sobra tempo para aluno indisciplinado “lei silêncio” e assim, se é bom para
o professor, é também bom para o aluno.
Pesquisa realizada sobre a mitologia de cálculo mental
comprova o desenvolvimento cognitivo, despertando concentração, atenção,
principalmente, memória, comparação para se apropriar dos cálculos escritos
através de conflito cognitivo propiciado pelo desiquilíbrio, processo de assimilação/acomodação mudanças
em nossas estruturas e com esta terá acontecido a Aprendizagem. Correia (2004)
afirma:” Cabe ressaltar que usaremos a expressão cálculo
mental para nos referirmos ao cálculo de cabeça ou de memória, sem ajuda
externa, com dados exatos”.
A expressão “se” e
“então”, é à base dos cálculos mentais do esquema e estratégias de cada um. O
professor nas suas práticas deverá considera o conhecimento prévio do educando,
esta é a base primária para relacionar conceitos matemáticos. Nesse sentido é validado
para uma sequência de conhecimento subsequente para obter sucesso em nova
aquisição de aprendizagem de matemática.
GRUPO:
ADÉLIA
RODRIGUES: 0000024301
CRITIANE DE
OLIVEIRA: 0000024204
JOÃO FERREIRA
FILHO: 0000024396
MARIA HELENA: 0000024350
NOSTIL APARECIDA
DE SOUZA: 0000024359
ROBERTA FEITOSA:
0000024346
REFERÊNCIAS:
Disponível em: <http://www.marambio.aq/fiestas2004.html>. Acesso em; 18/05/2013.
Disponível em: http://www.sosdesigners.com/artigo/como-fazer-e-modificar-calendario>. Acesso em; 18/05/2013.
Disponível em: http://www.marambio.aq/fiestas2004.html>. Acesso em: 18/05/2013.
Disponível em>:
<Os Números – História de uma
grande invenção Tradução: Stella M. de Freitas Senra Editora Globo – 11ª edição
2005. Acessível em:18/05/2013.
Disponível em:<Aritmética: Novas perspectivas,
Implicações na teoria Piaget. Campinas: Editora Papirus, 2004>. Acesso em: 18/05/2013.
Disponível em:
<http://projetomultidisciplinar2012.blogspot.com/2012/11/20-situacoes-em-que-as-operacoes.html>. Acesso em: 18/05/2013.
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