terça-feira, 2 de abril de 2013



DIVERSOS MODELOS DE ABACO





Existem relatos que os babilônios utilizavam um ábaco construído em pedra lisa por volta de 2400 a.C., os indícios do uso do ábaco na Índia, Mesopotâmia, Grécia e Egito são contundentes. O seu surgimento está ligado ao desenvolvimento dos conceitos de contagem. Na Idade Média o ábaco era usado pelos romanos para a realização de cálculos sendo que a utilização do instrumento por parte dos chineses e japoneses foi de grande importância para o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento. 


A estrutura do soroban é muito semelhante à do sistema de numeração decimal. As unidades estão apresentadas no centro, onde aparece o sinal º O º. (À esquerda, estão localizadas as casas dos múltiplos da unidade (dezena, centena, milhar, etc.) À direita, os submúltiplos ou divisores da unidade (décimo, centésimo, milésimo), etc.), conforme mostra a figura a seguir.



Diferentemente do ábaco tradicional, o soroban não necessita dez peças em cada haste para representar os algarismos de um número. Cada haste possui somente cinco peças, podendo representar os algarismos de modo de 0 a 9 com menos peças por haste.
A haste horizontal central chama de hari, divide o soroban em duas partes. Na parte inferior de cada haste vertical, existem quatro peças chamadas ichidamas, que vale uma unidade cada. O termo ichi em japonês significa um, e dama significa peça. Na parte superior, encontra-se apenas uma peça por haste, chamada godama (go é o número 5 em japonês), que vale cinco unidades.
Para uma peça representar valor, ela deve estar em contato com o hari, ou em contato em outra peça que esta é em contato com hari. Assim, se uma haste vertical nenhuma das peças estiver em contato com o hari, o valor registrado nesta casa será 0. Se houver 2 ichidamas e 1 godama deslocado de forma a entrar em contato com o hari na casa das unidades, então o valor registrado será 7. A mesma configuração na casa das dezenas valerá 70. N casa dos centésimos, sete centésimos. Vejamos alguns exemplos de representação dos números no soroban. Para facilitar a leitura, as peças em contato com o hari estarão pintadas de preto.







Outra riqueza do soroban algumas representações envolvem uma operação aritmética entre as peças do valor unitário e de valor cinco. Assim, para representar o número 8, o aluno efetua mentalmente a operação 5+3. Da mesma forma, a leitura do soroban envolve, em alguns casos, a mesma operação mental: 1 godama mais 4 ichidamas representa o algarismo 9.

Nesta Situação de Aprendizagem, optamos para aprofundar o conhecimento das representações dos números decimais. No entanto, no soroban a composição de peças de diferentes valores traz inúmeras possibilidades de raciocínio aritmético e cálculo mental nas operações aritméticas, que pode ser exploradas caso o professor considere adequado


Entrevistador – Você poderia adicionar 123 a 530.

Representamos 530 no ábaco.

Exemplo: 



A seguir, acrescente 123 ao 530,  representado no ábaco, ou seja, acrescentamos 3 unidades, 2 dezenas e 1 centena. 




O resultado obtido foi: 6 centenas, 5 dezenas e 3 unidades ou 600 + 50 + 3 = 653.

v O ábaco estimula o cálculo mental. Portanto, desenvolve o raciocínio lógico. No tanto, não se deve desprezar as formas convencionais do sistema de numeração. Podendo contar assim, com mais uma instrumentalização didática para o professor em sala.



Uma modelo de um soroban caseiro é apresentado na figura a seguir:



Referências Bibliográficas:    


Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCN)
FRABETTI, Carlo. Alice no País dos números. São Paulo: Editora Ática, 2002. p.42.
IFRAH, Georges. Os Números: História de uma grande invenção. 10ª ed. São Paulo: Globo, 2001. p. 31-71.
A Construção do Conceito de Número e o Pré Soroban FINAL.indd
A construção do conceito de número e o pré-soroban / elaboração : Fer- nandes,
Cleonice ... Ensino de Matemática. ... construção de uma educação de qualidade
para todos. ..... concreto, o que permite construir conceitos e se apropriar das
informa- ... O soroban foi um instrumento que a humanidade inventou no mo- ...
portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/pre_soroban.pdf  acesso em: 29/03/2013.
http://vamosbrincarcomnumeros.blogspot.com/2012/10/atividade-com-o-abaco.html Acesso em: 29/03/2013. Livro didático: (Matemática), 5ª série Ensino Fundamenta – volume 2 – 2009.



segunda-feira, 1 de abril de 2013

ETAPA 1 CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO


As crianças desde muito cedo, de 0 a três anos, já trazem um conhecimento matemático empírico da vivência conceitual de: “Números e sistema de numeração”, “Grandezas e medidas” e “Espaço e forma”. Embora que não tendo o sentido mais profundo do conhecimento em si, essa socialização é imprescindível. Portanto às ações pedagógicas tem uma perspectiva organizada, estruturada com especificidade da intencionalidade. Segundo Rego apud Vygotsky (1984, p.1) diz: “O ser humano constitui-se enquanto tal na sua relação com o outro; estas relações são medidas por sistemas simbólicos”. Portanto, a intencionalidade planejada enquanto práticas pedagogia nas brincadeiras e jogos lúdicos auxiliarão para construção do conceito de número o que somente as brincadeiras esvaziam-se no contexto da relação ensino/aprendizagens. Para tanto, precisa de uma vivência com o outro das relações interpessoais na exploração com o meio, seja na concepção de: interação com o objeto e brinquedos a ser manipulado juntamente com o professor aumentando progressivamente o conhecimento prévio possa desenvolver noções simples cálculos mentais, contagem oral nas brincadeiras, na comparação de escrita numérica, identificando algumas irregularidades etc.
As orientações didáticas para o professor desenvolver as atividades são variadas. Conforme, o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil as crianças aprendem quando nos jogos e brincadeira são inferidas as regras e normas com representação da contagem propriamente dita; nas cantigas, nos contos, fábulas etc., quando o professor indica o índice, página na contagem dos protagonistas da história, enfim, numa situação-problema que envolva raciocínio lógico. A matemática está envolvida em todo contexto interdisciplinar numa relação operacional concreta ou não, mas que tenha caráter significativo para a vivência do cotidiano da criança Por exemplo uso de números que está presente nos telefones, nas placas de carros e ônibus, nas camisas dos jogadores, no código do endereço postal, nas etiquetas de preços, nas contas de luz etc., indispensável para que possa ter a compreensão sobre a organização do sistema de numeração.