As
crianças desde muito cedo, de 0 a três anos, já trazem um conhecimento
matemático empírico da vivência conceitual de: “Números e sistema de
numeração”, “Grandezas e medidas” e “Espaço e forma”. Embora que não tendo o
sentido mais profundo do conhecimento em si, essa socialização é
imprescindível. Portanto às ações pedagógicas tem uma perspectiva organizada,
estruturada com especificidade da intencionalidade. Segundo Rego apud Vygotsky (1984,
p.1) diz: “O ser humano constitui-se enquanto tal na sua relação com o outro;
estas relações são medidas por sistemas simbólicos”. Portanto, a
intencionalidade planejada enquanto práticas pedagogia nas brincadeiras e jogos
lúdicos auxiliarão para construção do conceito de número o que somente as
brincadeiras esvaziam-se no contexto da relação ensino/aprendizagens. Para
tanto, precisa de uma vivência com o outro das relações interpessoais na
exploração com o meio, seja na concepção de: interação com o objeto e
brinquedos a ser manipulado juntamente com o professor aumentando
progressivamente o conhecimento prévio possa desenvolver noções simples
cálculos mentais, contagem oral nas brincadeiras, na comparação de escrita
numérica, identificando algumas irregularidades etc.
As
orientações didáticas para o professor desenvolver as atividades são variadas.
Conforme, o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil as crianças
aprendem quando nos jogos e brincadeira são inferidas as regras e normas com
representação da contagem propriamente dita; nas cantigas, nos contos, fábulas
etc., quando o professor indica o índice, página na contagem dos protagonistas
da história, enfim, numa situação-problema que envolva raciocínio lógico. A
matemática está envolvida em todo contexto interdisciplinar numa relação
operacional concreta ou não, mas que tenha caráter significativo para a
vivência do cotidiano da criança Por exemplo uso de números que está presente
nos telefones, nas placas de carros e ônibus, nas camisas dos jogadores, no
código do endereço postal, nas etiquetas de preços, nas contas de luz etc.,
indispensável para que possa ter a compreensão sobre a organização do sistema
de numeração.
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