segunda-feira, 1 de abril de 2013

ETAPA 1 CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO


As crianças desde muito cedo, de 0 a três anos, já trazem um conhecimento matemático empírico da vivência conceitual de: “Números e sistema de numeração”, “Grandezas e medidas” e “Espaço e forma”. Embora que não tendo o sentido mais profundo do conhecimento em si, essa socialização é imprescindível. Portanto às ações pedagógicas tem uma perspectiva organizada, estruturada com especificidade da intencionalidade. Segundo Rego apud Vygotsky (1984, p.1) diz: “O ser humano constitui-se enquanto tal na sua relação com o outro; estas relações são medidas por sistemas simbólicos”. Portanto, a intencionalidade planejada enquanto práticas pedagogia nas brincadeiras e jogos lúdicos auxiliarão para construção do conceito de número o que somente as brincadeiras esvaziam-se no contexto da relação ensino/aprendizagens. Para tanto, precisa de uma vivência com o outro das relações interpessoais na exploração com o meio, seja na concepção de: interação com o objeto e brinquedos a ser manipulado juntamente com o professor aumentando progressivamente o conhecimento prévio possa desenvolver noções simples cálculos mentais, contagem oral nas brincadeiras, na comparação de escrita numérica, identificando algumas irregularidades etc.
As orientações didáticas para o professor desenvolver as atividades são variadas. Conforme, o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil as crianças aprendem quando nos jogos e brincadeira são inferidas as regras e normas com representação da contagem propriamente dita; nas cantigas, nos contos, fábulas etc., quando o professor indica o índice, página na contagem dos protagonistas da história, enfim, numa situação-problema que envolva raciocínio lógico. A matemática está envolvida em todo contexto interdisciplinar numa relação operacional concreta ou não, mas que tenha caráter significativo para a vivência do cotidiano da criança Por exemplo uso de números que está presente nos telefones, nas placas de carros e ônibus, nas camisas dos jogadores, no código do endereço postal, nas etiquetas de preços, nas contas de luz etc., indispensável para que possa ter a compreensão sobre a organização do sistema de numeração.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário